por Vieseg Consultoria e Planejamento de Segurança LTDA.



Sistemas de segurança são perfeitos

(não fosse a falha humana)

Noticias do Jornal Agora de 10/09/2012, da conta de mais um “arrastão” em condomínio, segundo o mesmo periódico de alto luxo, situado na zona leste da Capital (o 17º caso ocorrido este ano).

Edifício equipado com câmaras, muros altos, cerca elétrica, um vigilante na rua?? (vamos falar a respeito em breve), e próximo a uma base da Policia Militar. Aparentemente bem protegido.

Porem ainda segundo a noticia o porteiro “achou” que uma mulher que adentrava a garagem conduzindo um Civic era moradora. Ai todo o esquema de segurança se desmontou trazendo riscos patrimoniais e de vida aos moradores que com certeza pagam muito caro por toda a parafernália de segurança ali aplicada.

Vejam que o roubo foi praticado por OITO homens armados, portando inclusive armas de guerra.

Que aparato de segurança precisa ter um condomínio para fazer frente a um “time” de bandidos, muito bem armados?

Só se todos os moradores fossem sultões árabes para suportar as despesas decorrentes.

Então o que fazer?

Simples:

Treinando e reciclando periodicamente os funcionários que controlam o acesso de pessoas e veículos a parte interna do condomínio.

Os moradores devem se conscientizar que os procedimentos de entrada no condomínio devem ser cumpridos a risca por mais chatos e cansativos que sejam. Utilização de senha é uma boa e simples providencia porem deve ser trocada periodicamente.

Enquanto os marginais estiverem na área externa do condomínio por mais que isso seja aterrorizante, nenhum risco oferecem. Se o assaltante perceber qualquer dificuldade ao invadir com certeza não ficara por muito tempo nas imediações.

Uma providencia de baixo custo é a instalação de sirene na portaria, quando disparada seu som deixa o meliante completamente inseguro e provoca sua fuga do local. Alem disso outros condomínios próximos saberão que ali ocorre uma situação grave e poderão a distancia solicitar auxilio policial.


José Carlos Alves Viégas – Consultor de Segurança
Artigos
 
Cuidados na terceirização de serviços
 
Cuidados na terceirização de serviços II
 
O traficante pode ser seu vizinho - Cuidados com nossos filhos
 
Cuidados na terceirização de serviços III
 
Sistemas de segurança são perfeitos
 
A publicidade o coloca em risco
 
Cuidados com seus documentos
 
Vantagens da Terceirização
 
Dia do Sindico
 
Cabine Blindada
 
Pizza Bandida

Ag. Frase Publicidade | 2012 - todos os direitos reservados