por Vieseg Consultoria e Planejamento de Segurança LTDA.



Cuidados com seus documentos

Hoje você perde ou é vitima de crime onde seus documentos pessoais são subtraídos. Você comparece a uma Delegacia de Policia, onde é elaborado um boletim de ocorrência a respeito, e você se da por satisfeito.

Após algum tempo, talvez anos, você é surpreendido pela cobrança de impostos federais, estaduais e outros e ai descobre muito a contragosto que sem saber foi admitido como sócio em uma empresa de venda de húmus de minhoca que funcionava em Porto Velho-RO, e que não mais esta ativa. Ai começa seu calvário em visitas a repartições publicas no sentido de resolver a questão e voltar a ter uma ficha creditícia sem maculas. Prepare-se isso será uma missão hercúlea.

Em nossa extensa vida policial por varias vezes atendemos pessoas de mais de 60 anos de idade, que compareciam a Delegacia de Policia comunicando que tinha perdido ou lhe fora subtraído os seguintes documentos: RG, CPF, CNH, Certificado de Reservista ???, certidão de nascimento dos três filhos (o mais novo deles com vinte anos), titulo de eleitor (sendo que a próxima eleição seria dali a 2 anos), cartões de credito, talões de cheque, etc.

Para que portar no dia a dia tal quantidade de documentos? Com o advento do novo modelo de carteira de motorista RG e CPF são documentos que podem ficar guardados em casa.

Por outro lado raramente a pessoa deixa de ter pelo menos três cartões de credito. Para que trazer consigo todos de uma vez?

Devemos portar apenas um cartão de cada vez, aproveitando a data de vencimento da fatura de cada um, que em nossas compras no darão um prazo de pagamento mais elástico.

Não devemos transportar todos nossos talões de cheque de uma vez, se possível apenas uma folha para emergências, e antecipadamente cruzada, o que não permite o saque no caixa do banco, obrigando a cártula a ser objeto de deposito.

Sempre anote o numero de seus cartões de credito e o telefone para que seja cancelados ou suspensos, e mantenha essa anotação em sua residência, se estiver longe de seu lar e tiver algum problema poderá rapidamente ligar para casa e ter os dados para contato com a operadora do cartão, minimizando assim qualquer compra indevida.

Em resumo, com nossos documentos devemos ter o mesmo cuidado que temos com nossas jóias.


José Carlos Alves Viégas – Consultor de Segurança
Artigos
 
Cuidados na terceirização de serviços
 
Cuidados na terceirização de serviços II
 
O traficante pode ser seu vizinho - Cuidados com nossos filhos
 
Cuidados na terceirização de serviços III
 
Sistemas de segurança são perfeitos
 
A publicidade o coloca em risco
 
Cuidados com seus documentos
 
Vantagens da Terceirização
 
Dia do Sindico
 
Cabine Blindada
 
Pizza Bandida

Ag. Frase Publicidade | 2012 - todos os direitos reservados